top of page
OBDL960.jpg

Artigos

Aqui você tem acesso a alguns dos nosso artigos. Fique à vontade para curtir, compartilhar e comentar.

Buscar
  • Foto do escritorThe First | Segurança é estilo de vida.

SEGURANÇA NAS FÉRIAS

PASSEIOS E FÉRIAS SEGURAS!


por Roberto Zapotoczny Costa


“A vida é cheia de sonhos, que se materializam e que se transformam em fontes de prazer. A função da segurança em nossas vidas é o de proteger os prazeres que a vida está nos oferecendo”.





Para que consigamos usufruir bem desses prazeres é importante que utilizemos os Princípios de Inteligência em Segurança. Compartilhe essas informações com a sua família e seus amigos. Segurança é Estilo de Vida!


Veja alguns cuidados que você pode tomar para que seu descanso seja mais seguro!


  • Já fez uma revisão do carro que vai utilizar para viajar? Revise estado e calibragem dos pneus, alinhamento e balanceamento, inspecione sistema de freios, certifique-se de que os documentos estão atualizados. Acondicione e prenda muito bem as bagagens (em freadas fortes os objetos podem ser arremessados contra os passageiros). LEMBRE-SE: TODOS DEVEM UTILIZAR O CINTO DE SEGURANÇA!

  • Qualquer coisa que aconteça e faça o seu veículo parar (pneu furado, vidro quebrado, pequenos acidentes) desconfie sempre. Na maioria das vezes são estratégias utilizadas por criminosos para saquear as suas vítimas. Continue em deslocamento até local seguro para sanar o problema.

  • Passaporte. Todos os passaportes estão válidos e com os vistos em dia?

  • Você sabe quais são os serviços de emergência disponíveis nos locais onde vai visitar? Tenha em mãos endereço e telefone de médicos que estarão disponíveis no período ou hospitais (pronto-socorro), seguro do carro, órgãos policiais (na dúvida ligue para 190 – Polícia Militar). Geralmente quando acontece algum incidente todos ficam em pânico e não sabem para onde ir ou o que fazer.

  • Se for viajar, evite mostrar que a casa está vazia. Isso acontece com lâmpadas acesas durante o dia, correspondências à mostra (que identificam a ausência de moradores), calçadas sujas. Peça para um vizinho de confiança lhe ajudar nesses itens. Desligue a campainha e os telefones, isso fará com que não tentem testar a ausência de alguém em casa. Outra dica: peça para alguém de sua confiança ir de vez em quando até sua casa, crie movimentos isso ajuda bastante.

  • Deixe com um vizinho ou parente seu telefone de contato. Desta maneira você poderá ser localizado em caso de emergência.

  • Ocasiões especiais requerem procedimentos adicionais de proteção. Planeje medidas de segurança antes da realização de festas, jantares e outros eventos em sua residência ou outros locais. Preocupe-se com o controle de acesso e estacionamento.

  • Caso encomendem pizzas ou outros serviços de entregas (pães, leite, etc), nunca permita o acesso ao interior da residência. Receba sempre à porta.

  • Preocupe-se com o fornecimento de água, alimentos e energia elétrica. São itens que quando faltam causam desconfortos.

  • Caso alugue uma casa de campo ou praia, verifique as condições de segurança da região. Há casos de invasão e todos são transformados em reféns até que os criminosos consigam saquear todos os pertences das suas vítimas.

  • Vai às compras? Ótimo! Leve apenas um cartão de crédito e um pouco de dinheiro. Se puder, deixe sua bolsa em casa. Normalmente nas férias as pessoas relaxam e se descuidam. Cuidado com telefones celulares, o índice de furtos e roubos neste período normalmente aumenta.

  • Cuidado com os objetos e compras no interior do seu carro. Mantenha sempre no porta-malas.

  • Vai experimentar alguma roupa na loja? Se estiver portando bolsas e outras sacolas, mantenha sempre com você. Evite deixar sobre balcões ou sob cuidados de vendedores ou outras pessoas que você não conhece.

  • Vai ao restaurante? Ótimo! Mantenha seus pertences pessoais sempre à sua frente, jamais às costas, sempre sob vigilância.

  • Férias são férias! Não se comenta nada sobre dinheiro, suas aplicações financeiras, sobre seus projetos de novos investimentos. Utilize a sua criatividade e seu repertório para não conversar sobre estes assuntos com ninguém, mesmo parentes e amigos. Muito menos com pessoas que conheceu na viagem.

  • Especial cuidado com as crianças. Muitas se perdem nas ruas, nas feirinhas, na praia, nos shoppings. Deixe com elas seu número de telefone para que possam lhe acionar. Há pulseirinhas, pequenos colares que permitem o uso de uma plaquetinha com os dados de contato para estas situações e que podem ser muito úteis nestes momentos.

  • Ao chegar e sair de casa ou mesmo do hotel, perceba a presença de pessoas em atitudes suspeitas.

  • Procure evitar a permanência no interior de veículos. Ao chegar ao local, desça do veículo, não fique perdendo tempo dentro dele. Ao embarcar em seu veículo, dê uma olhada se não há ninguém em atitude suspeita nas proximidades, embarque e saia do local imediatamente.

  • Jamais, nem por alguns instantes, deixe bebês, crianças ou animais no interior do veículo. A temperatura no interior do veículo pode ultrapassar os 50ºC, o que provoca a desidratação e queimaduras, podendo levar a morte.

  • Cuidados especiais nos CAIXAS ELETRÔNICOS. Não permita que outras pessoas se aproximem de você durante os saques. Muito cuidado ao deixar o local. Há criminosos que seguem as suas vítimas depois que sacaram dinheiro. Prefira sacar dinheiro nos caixas eletrônicos instalados no interior de shopping centers e supermercados, mas a primeira coisa a fazer é o saque. Depois faça suas compras ou passeie pelo ambiente. Para os criminosos, a vítima perfeita é aquela que saca o dinheiro e deixa o local.

  • Lembre-se sempre: NUNCA RECOMENDAMOS REAGIR. Caso tenha contato com criminosos, NÃO PIORE O QUE JÁ ESTÁ RUIM. Obedeça as ordens dos criminosos e deixe que se levem os objetos. O objetivo é preservar a vida e integridade física de todos. Não é momento para heroísmos!

Caso perceba algo suspeito, não hesite, acione a Polícia Militar (190) para que possa fazer a verificação.

SEGURANÇA É QUALIDADE DE VIDA. PROTEJA OS PRAZERES QUE A VIDA ESTÁ LHE OFERECENDO.
8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page